segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Reutilizando um Drive de CD para notebook num computador normal

Essa é pra você que tem um notebook velho e não sabe o que fazer com as peças, ou simplesmente quer utilizar a porta sata do DVD para um segundo HDD mas também não quer perder o Drive para um uso futuro.
Como você deve ter reparado, os drives de DVD mais modernos SATA, compartilham do mesmo conector de dados para PC Desktop, você consegue encaixar um cabo SATA normalmente nele, o problema é o conector de energia (que diferente dos HDDs sata para notebook) é mas curto e não é fácil achar um adaptador para ele, e quando acha o preço é salgado.
Porém eu descobri uma forma simples e barata de adaptar um conector de energia SATA comum, para a versão mini usado no drive de DVD. Você vai precisar:
  • Estilete
  • Conector de energia SATA (pode ser de uma fonte velha),  não blindado
  • Alicate de corte
  • Mini chave de fenda
  • Um bom olhômetro
Pra começar, você vai precisar deste tipo de conector de energia SATA, pode ser de uma fonte velha:

Clique nas imagens para ampliar

Repare que esse conector os pinos são destacáveis, o outro modelo, blindado pode não dar certo. Comece usando uma chavinha de fenda para abrir as travas dos pinos e desmontar o conector:



Repare que cada conector de energia é direcionado para 3 pinos. Para fazer essa adaptação, vamos usar apenas o pino do meio, sendo assim corte os pinos laterais:

 

Agora muito importante ! Repare que eu selecionei o fio vermelho e descartei os outros, pois esse conector usa somente +5V, muito cuidado com isso, pois se você ligar na saída amarela, de 12V certamente você vai queimar o seu Drive !

Vamos montar o conector, primeiramente localize a forma em "L", essa é nossa referência do "Pino 1":


Agora volte no conector, ao pino 1, o fio de energia +5V, nesse caso o fio vermelho, e logo em seguida o GND, nesse caso o fio preto, o resultado final deve ser esse:


Agora finalmente vamos deixar esse conector do tamanho compatível ao conector do DVD ROM, use o alicate de corte, ou se preferir o estilete aquecido no fogo, para cortar o conector logo após o fio preto, você vai cortar fora o encaixe dos outros 3 fios que descartamos:


E damos acabamento, tirando as rebarbas com o estilete, o resultado final é esse:

 

O novo conector deve se encaixar agora perfeitamente na entrada de energia sata do DVD Rom, para testar, ligue o fio vermelho na saída +5V da fonte e o preto na saída GND ou negativo. 


Você pode até adaptar num conector molex para servir em qualquer fonte de PC.


Basta ligar à qualquer porta sata do seu PC que ele irá reconhecer como um DVD ROM normal. Podemos também liga-lo à USB, para isso você vai precisar de um conversor de SATA para USB, e puxar os +5V e GND da própria USB, mas tenha em mente que ele poderá não funcionar com a limitada corrente oferecida pela USB, eu testei vários drives de dvd, e dependendo do fabricante pode ou não funcionar alimentado pela USB, é uma questão de teste. No exemplo abaixo eu usei um conversor de SATA e IDE para USB, eu abri e soldei os cabos direto na alimentação +5V da usb:



Resultado final da adaptação do drive SATA para porta USB

Caso você não tenha um conversor SATA para USB, mas tenha um case de HDD externo, ele pode servir, porém você terá que soldar o cabo sata diretamente na placa, da um pouco mais de trabalho, mas o resultado é o mesmo.