domingo, 17 de janeiro de 2016

Dimmer para led ou motor DC usando o CI 555

Já deve ter reparado como a maioria dos drivers para led não permite a dimerização (controle de luminosidade), e os que permite, são o olho da cara. A melhor solução para isso seria criar um dimmer DC a ser usado entre o led e o driver. A melhor forma para isso seria usar um PWM, ou o controle de luminosidade por micro pulsos, o problema é que quando se fala de PWM logo vem a cabeça microcontroladores, Arduino etc, mas sinceramente usar um microcontrolador para isso é um desperdício (a não ser que você queira controlar remotamente), sendo que o nosso velho e bom CI 555 é capaz de gerar pulsos PWM com poucos componentes e baixo preço. O esquema abaixo eu encontrei na internet, mas eu fiz algumas alterações em valores e removi alguns componentes para deixar mais enxuto e não deixar o incomodo de perceber que o led está piscando:

Clique na imagem para ampliar

Esse esquema foi projetado primeiramente para controlar a velocidade de um motor, mas no vídeo abaixo eu faço o teste usando um led de alto brilho. O sinal de pulso dará pelo pino 7, sendo assim você pode usar qualquer transistor NPN ou mosfet (como sugerido no esquema). No vídeo abaixo, como estou usando um simples led, eu uso um transistor NPN simples (2N3904), mas no caso de um led de potência, você pode usar um TIP120 por exemplo, lembre-se, o CI555 só gera o pulso PWM, vai ser o transistor ou mosfet que irá suportar a corrente do led ou motor.


Esse projeto não custou R$10,00 em peças, nada mal pra um Dimmer !