quinta-feira, 2 de junho de 2016

E se a blockchain.info sair do ar ?

Você também já vez essa pergunta ? Eu uso o blockchain.info desde praticamente o inicio, até hoje, nunca vi instabilidade no serviço, nem falha no sistema, até algum tempo atras era possível fazer o backup das chaves privadas no seu e-mail, até mudarem o sistema.

Agora eles vieram com um novo sistema de chave mnemônica, igual do Electrum, mas diferente do Electrum, essa frase secreta só te serve para lembrar seu id e senha caso você o perca. Mas e se o serviço da blockchain.info sair do ar ? 

Eu sempre fui da opinião de que se deve testar a opção de emergência antes que a emergência aconteça, e foi assim que me decepcionei com a ferramenta Copay. Aparentemente tem a tal frase de recuperação, tem até uma ferramenta de recuperação de emergência. Um belo dia o serviço do Copay ficou fora do ar, e para meu desespero a ferramenta de recuperação de emergência não funcionava mais. Meti o pau no suporte, eles deram a desculpa de que o serviço voltou a funcionar, mas até hoje não me responderam: "Porque a ferramenta de emergência não funcionou ?"

É claro que eu parei de usar o serviço, mas ta difícil, eu só queria um serviço onde eu pudesse usar tanto no PC como no celular, e com SEGURANÇA. Olha só as minhas experiências com outros serviços:

1 Electrum: Funciona muito bem, na versão Desktop, a versão Android é um lixo, só da pau e tem rede wifi que ele se recusa a entrar.

2 Green Address: Funciona razoavelmente bem, apesar de que a tal da "Transação Instantânea" é uma piada. Na versão Android demora horrores para entrar. Como é um serviço de multi assinatura, se a Green Address sair do ar, somente a sua assinatura não valida a transação, para isso eles criam uma transação com atraso, mas como eles assinam uma transação, mesmo que com atraso, se a minha chave privada é "criptografada" ?? (Se você não entendeu o sarcasmo, quero dizer que eles podem roubar seus fundos quando bem entender).

3 Copay: Funcionou lindamente bem, até o serviço ficar offline e eu perceber que se ficar novamente offline pra valer, meus fundos ficariam presos eternamente lá, pois a ferramenta de recuperação de emergência simplesmente não funciona.

E finalmente ...

4. Blockchain.info: Funciona bem, apesar de ser apenas uma "webwallet" (as chaves privadas ficam armazenadas no lado do servidor, porém somente com a senha é possível descriptografa-la), mas a frase de recuperação é ridícula, ela somente te ajuda a recuperar uma senha esquecida, nada mais ! se o serviço ficar offline igual o Copay ... reze para voltar.

Até hoje eu não encontrei um serviço de carteira bitcoin, que seja HD, que me deu total segurança para usar, e que eu possa usar tanto no PC como no Celular. Será que isso é tão difícil assim ?

Atualização 07/06/2016

Recentemente eu descobri (por acaso) que a frase de recuperação do blockchain.info é compatível com o software Mycelium, mas vou deixar claro que essa informação não está disponível no site da blockchain.info e o suporte sempre ignorou minhas perguntas a respeito disso. Eu simplesmente inseri a frase re recuperação no Mycelium e ele aceitou e gerou os mesmos endereços gerados no blockchain.info.