quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Instalando driver desconhecido no Windows mais facilmente

Já vou avisando que ao contrário de muito blog charlatão por ai, eu não vou dar aqui solução mágica para você encontrar aquele driver que não tem em lugar nenhum, porém, eu vou ensinar de uma forma mais correta de encontra-lo. É claro que se você já chegou nesse ponto, é porque já entrou no site do fabricante etc e nada deu certo.

A ideia aqui é descobrir a identificação de hardware do dispositivo para encontra-lo de forma mais precisa. Algumas pessoas abrem para olhar o CI e mal sabem que é muito mais fácil consultar isso. O que nos interessa na verdade são duas coisas o VID e o PID. O VID é a identificação do fabricante e o PID é a identificação do dispositivo. Para descobrir isso é bem simples, basta entrar no gerenciador de dispositivos (Execute devmgmt.msc) e localizar o dispositivo faltando o driver, vá em propriedades deste dispositivo, e na aba "Detalhes" mude em "Propriedades" para IDs de Hardware, você vai ver algo parecido com isso: USB\VID_0C45&PID_608F&REV_0101&MI_00

Para facilitar, veja o exemplo na figura abaixo:

Clique na imagem para ampliar

Neste exemplo, é uma webcam ligada na USB, repare que o VID é 0C45 e o PID é 608F ou simplesmente 0C45 608F. Agora basta procurar por isso, e existe um site russo com um banco muito bom de drivers, em que a consulta pode ser feita pelo VID e PID, ele é o:


Repare como fica fácil agora achar ele neste site:


Mesmo assim, o devid não é 100%, como você mesmo pode ver, eu não achei drivers para sistema de 64bits (e provavelmente não tenha mesmo) que no meu caso não funcionou. Se o bater o desespero, tente a sorte no google mesmo, mas dai a pesquisa se torna bem mais árdua, para facilitar, no google, separe o vid e pid por ":" ou seja, nesse caso 0C45:608F


Mesmo assim, não encontrei nada que funcione para mim (para 64Bits), como eu disse anteriormente, é a maneira mais fácil de encontrar, porém o drivers precisa existir primeiro.