segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

A síndrome de Steve Jobs

 

Não, não estou falando aqui de pessoas que auto titulam "estrelas" e "gênios" só porque suas mães disseram que eram especiais, eu estou falando de uma nova anomalia a ser estudada pela psiquiatria, que envolve pessoas egomaníacas, mas que no fundo tem a profunda frustração pelo seu pinto pequeno. Roupas de marca, carros esportivos e de marca, perfumes em pequenos frascos, nada disso é o suficiente, o mais importante é esfregar isso na cara das pessoas e mostra-las o quão insignificantes elas são comparadas a ele.

Não é a toa que essa síndrome é muito comum em empresários e empreendedores, pois eles seguem a risca todo estilo "Jobs" de administrar sua empresa. Eles nunca erram, quando erram empurra a culpa em algum funcionário (e geralmente o manda embora) e jamais pensa em elogiar alguém do qual ele pague algum dinheiro no quinto dia útil, funcionário é para lhe gerar lucro em todas as 44h trabalhadas na semana, se não está contente, ele mostra a pilha de curriculum que está sempre a mostra em sua mesa. Mesmo assim, não adianta, não importa o quão bom seja o funcionário, ele acaba pedindo a conta por pura estafa.

Mas qual a diferença entre uma Apple e uma lojinha de esquina? é claro que são muitas (menos o proprietário), mas a principal é que uma empresa que vale bilhões de dólares pode se dar o luxo de esnobar os melhores profissionais, pois sempre haverá profissionais melhores ainda querendo trabalhar lá, pois o salário compensa o estresse, mas quando lidamos com salários "piso" o assunto muda, pois o que sobra é a "raspa do taxo" de profissionais desesperados a aceitar qualquer coisa, e isso nunca funciona bem. Sem uma boa equipe, uma empresa nunca vai pra frente, e até mesmo a Apple sofreu as consequências por funcionários descontentes e desmotivados, e na era digital, as "estrelinhas" só tendem a diminuir.

Então quando você se deparar com alguém que não respeita sua opinião, está sempre querendo ficar acima de você e sempre lhe desfere comentários grosseiros e arrogantes, apenas diga "Hey, Jobs já morreu, e de câncer, cuidado!" e se possível entregue sua carta de demissão.