quinta-feira, 26 de março de 2015

Extintor automotivo ABC - Eu não entendo !

Todos os proprietários de veículos automotivos estão advertidos sobre a nova lei que exige que seu carro tenha obrigatoriamente um extintor da classe ABC, e dizem por ai que essa nova lei, baseia-se que ele é mais eficaz. Pelo menos é o que a mídia divulga, porém sinto dizer que isso é uma mentira !
Deixa eu te explicar, você já teve a curiosidade de saber o que significa as letras ABC ? não né, é claro, tava mais preocupado em saber qual vai ser o próximo gay nas novelas da Globo. Então vamos deixar bem claro aqui. Cada letra significa uma categoria de fogo, ou seja, qual o material o fogo está agindo. No caso da letra "A", são sólidos inflamáveis, como papel, madeira, tecido etc, por isso mesmo extintores desta categoria são simplesmente água, pois basta água para extinguir o fogo, no caso da letra "B" são líquidos inflamáveis, como gasolina, alcool, querosene etc, pois se você joga água em um líquido pegando fogo, a tendência é a água espalhar o fogo mais ainda, por isso que se usa um material sólido pra isso, no caso o pó químico (que nada mais é do que bicarbonato de cálcio que você usa na cozinha).

Podemos parar por ai, correto ? sim, claro pois o extintor que SEMPRE foi utilizado nos carros e que com certeza veio original no seu, é a categoria AB, pois seu carro tem o combustível líquido e também o plástico do painel, estofado do banco que pode pegar fogo. E categoria C, você deve estar se perguntando, a categoria C, são para materiais eletrificados e quando se fala em eletrificados, eu to falando em alta tensão, pois se você utiliza um extintor A ou AB para apagar fogo nessa situação você pode levar um choque e morrer eletrocutado. O carro usa eletricidade, sim usa, mas é 12V !! Você já ouviu falar de alguém que morreu eletrocutado em um carro ?? Claro que não, pois 12v não é tensão suficiente para matar uma pessoa, mesmo no caso de uma amperagem alta, e no caso da bobina das velas, que pode chegar a altíssimas tensões, a corrente é baixa, você leva um tranco, mas não morre,igual nas cercas elétricas.

Sendo assim, pra que exigir um extintor ABC ?

Bom, depois de muito refletir, e pensar ... pensar ... e pensar, só cheguei a uma conclusão:

Tem gente que ta ganhando / vai ganhar muito dinheiro com isso, às custas de uma lei prepotente, sem aprovação popular, sem lógica, e com total divulgação enganosa da mídia.

Tanto que a lei foi adiada pra julho, pois a demanda não está sendo suficiente pra atender o mercado, sabe porque ? porque deve ter pouquíssimos, senão um só fabricante que tem homologação para essa categoria e extintor, e com certeza essa empresa deve ser de algum graúdo ligado ao governo.

É meu amigo(a) ...


Se mesmo assim você ainda não se convenceu de que tudo isso é mais uma conversa fiada pra te roubar, da uma conferida na eficácia deste extintor nesse vídeo, demonstrado por quem mais entende de fogo, um bombeiro:

Nota, se nesse vídeo a repórter passando a informação errada de que a categoria "C" seria para "Estofados e painel do carro", sendo que na verdade a categoria pra isso é a "A" já presente no antigo extintor. Nota-se também que a cara de pau da jornalista e do bombeiro são épicas.

Ta convencido agora ? então o que fazer ? Bom eu tive uma ideia, e só os corajosos com uma impressora colorida me entenderão, bom uma imagem vale por 1000 palavras:


Boa sorte !