quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mini Carregador de Pilhas e LED Driver

Clique nas imagens para zoom
Esse esquema é um simples fácil e barato carregador de pilhas. Contendo apenas alguns simples componentes você nem mesmo precisa de uma placa, é possível ser montado em um case de pilha, como na foto abaixo.


Nesse caso eu utilizei uma ponte retificadora (que pode ser feita com diodos, como no esquema) e como eu não tinha um resistor de 1w, eu utilizei vários associados que deu o valor aprox do projeto, cado contrário o resistor irá queimar. O led tem função apenas de indicar o funcionamento (se há corrente passando, no caso indica que as baterias estão bem conectadas).
Esse projeto foi testado com 2x baterias AA Ni-MH e carregou as baterias em aprox 3h, sem que elas esquentassem.

Um similar pode servir de Driver para um Led de 1W (led de alta potência), como no esquema abaixo:


Como você vê, o projeto é praticamente o mesmo, a diferença é que por o led ser um componente mais delicado, o valor do resistor foi dividido e adicionado um capacitor na saída como filtro, para proteger o led em um pico de tensão e corrigir o ruído da tensão provocado pela corrente AC na entrada. Pode parecer pouco, mas um led de 1W equivale a uma lâmpada incandescente de 15W.

Esse projeto é baseado na fonte sem transformador (trafo), que usa o conceito da capacitância para isolar o secundário da corrente AC e alimentar com uma pequena corrente através do seu carregamento e descarregamento, nesse caso, no maximo 350mA.
Caso precise se mais potência, é necessário adicionar em paralelo outro capacitor (1uf, ou outro valor), o mesmo vale caso for utilizar pouca potência (por exemplo 30mA de um led simples), deve substituir o capacitor de 1uF por um de 0,33uF por exemplo, pois esses leds trabalham a 3v não a 3.2 - 3.4 que esse circuito opera.

O que manda nesse esquema é o capacitor e a potência dos resistores. Quanto maior a capacitância, maior a energia (corrente) consequentemente vai estressar mais os resistores. Nesse projeto eu utilizei um capacitor de poliéster por ser bipolar e suportar alta tensão, mas teoricamente podemos utilizar dois capacitores eletrolíticos em série interligados pelo negativo, assim teremos um capacitor bipolar, mas a sua capacitância será dividida e sua tensão multiplicada. 


Então se utilizarmos por exemplo 2 capacitores de 10uf  teremos uma fonte de 5W que pode servir para alimentar por exemplo 2 leds de 3W que é equivalente a uma lâmpada incandescente de 60W !

Basta utilizar a imaginação e você verá que esse esquema pode ter diversas utilizações possíveis.