terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A gordofobia, por um gordo


Eu era muito jovem, não tinha 18 anos, quando uma colega de classe virou pra mim e disse: "É uma pena, você é bonito, pena que é gordo, senão eu ficava com você". Minha reação de espanto foi em proporção à sua negação em repetir a frase: "Não ... nada ... esquece o que eu falei". A minha maior reação não foi ela me chamar de gordo, mas apontar uma qualidade, afinal de contas, ela me achava bonito. Foi ai que eu descobri o que hoje chamam de "gordofobia", que é a aversão descontrolada e exagerada com os "acima do peso", pois nós somos o total avesso do que a sociedade determina como normal e aceitável.

Não é fácil ser gordo, isso eu aprendi em meus trinta e poucos anos, a vida me ensinou que carregar 50Kg a mais é um fardo maior do que o esforço do corpo em si em carregar peso. Isso já começa em casa quando você é ridicularizado pelo seu próprio pai constantemente e diariamente, mas isso é apenas um preparatório para o que vem lá fora. Fazer amigos, arrumar emprego, arrumar namorada, se torna mais difícil do que parece ser. Em todo lugar que você vá e em tudo que você faça, ser gordo vai ser um problema difícil de contornar, e com os anos aprendemos a lidar com isso, principalmente onde o problema começa, na saúde.

Ir ao médico pode se tornar uma experiência bem desagradável, principalmente quando praticamente tudo jogam a culpa no excesso de peso. Lembro como se fosse ontem quando um ortopedista apenas olhou pra minha cara e disse: "Eu não posso te ajudar com você deste jeito, faça uma cirurgia bariátrica, perca 50Kg e dai sim volte aqui". Nem preciso dizer que nunca voltei lá, e nem voltarei se um dia eu perder esse saco de cimento que carrego todo dia. pois eu sempre fui contra ao fato de ter que comer como um doente para ter saúde, pois na minha concepção uma pessoa que come normalmente 3x ao dia não precisa ter 80% do estômago removido e mais um pedaço do intestino para ser normal.

Tudo isso não para por ai, pois se você se acha um gênio ao recomendar á um gordo fazer regime, saiba que você está assinando atestado de burrice. Todo gordo fez regime a vida toda, o meu maior record foi chegar aos 90Kg, eu fazia regime, tomava remédios (tarja preta) e fazia academia, e desisti quando percebi que eu não podia fazer aquilo a vida toda, não podia mesmo, e recuperei todo meu peso ao parar de tomar o remédio e fazer a academia.

Sim, parei de fazer academia, e sabe porquê ? porque eu nunca e em nenhuma academia eu me sentia bem vindo. Os olhares de desprezo infinito sempre foram rotineiros na minha vida, mas quando se mistura o cheiro de metal com suor, parece que ativa algum hormônio no cérebro que inibe a inteligência, e faz as pessoas serem mais ignorantes do que já são em situações normais. Os marombeiros (que se acham melhores que você) te tratam mal, assim como as gostosonas, e o resto das pessoas normais estão muito amedrontadas para falar sequer um oi. Ou seja, quando um gordo vai a academia ele não pode esperar nenhum tipo de interação social, e isso inclui bom dia, boa tarde e boa noite.

Mesmo assim atividade física nunca foi um problema pra mim, eu só fui ter carro depois dos 27 anos, antes disso todo lugar que eu ia, tinha que ir a pé (e mesmo assim, muitos não consideram andar como atividade física), e mesmo assim, comendo normalmente (quer você acredite ou não nisso), e sendo ativo fisicamente, continuo assim, como a vida toda, gordo.

Hoje, meu plano de saúde acha que eu peso 80Kg, e vão ter uma surpresa quando descobrirem que eu engordei "depois que fiz o plano", ops ... vou precisar de uma cirurgia bariátrica. Seria a solução definitiva ? Talvez sim, afinal de contas todos nós não temos força de vontade o suficiente para emagrecer não é mesmo ? Então OK ! eu me rendo, me mutile para ser normal, por favor !