sábado, 5 de março de 2016

É guerra ! Chega de propagandas !

Quem aqui gosta de propagandas levante a mão ! Ops, não to vendo ninguém.

É uma verdadeira guerra ! desde a época em que assistíamos TVs de tubo na sala, a luta contra as propagandas já era acirrada, era um tal de mudar de canal quando ia para o "merchã" que dava até raiva, pois você nunca assistia nada completo, quando voltava pro canal, já tinha passado faz tempo as propagandas.

Ninguém gosta de propaganda, e isso vale para a internet. Desde que as cifras em propagandas começaram a aumentar na rede, quase nada se foi feito para "limpar" as irritantes mensagens publicitárias, mas isso é evidente, quem que vai querer tirar seu ganha pão ? A maior evolução nesse aspecto foi a ferramenta, amplamente utilizada "AdBlock", porem apesar de ser uma excelente ferramenta, ela está sendo castigada por sites que detectam que você não está vendo suas propagandas, e em muitos casos, bloqueiam seu acesso pedindo gentilmente que você desative o filtro. E é claro, logo surgiu o anti anti adblock, e que já tem o anti anti anti adblock e isso não tem fim. Atualmente a Google também entrou na briga e já está arregaçando suas mangas para combater o uso do Adblock, e a briga agora ta ficando séria, ele está obrigando as pessoas a assistir propagandas de mais de 3 minutos, sem o botão pular, e é claro, o botão pular aparece depois que você desativa o adblock, e isso é só o começo.

Então, para essa guerra, precisamos de mais ferramentas, e atualmente eu descobri uma nova forma de filtrar propagandas, o filtro via hosts. A ideia é bem simples, todo SO tem um arquivo chamado "hosts" que nada mais é do que uma espécie de "DNS local", quando o sistema encontra um nome de rede que não reconhece, primeiramente ele procura no "hosts" e é ai que a mágica acontece. Esse arquivo hosts modificado tem uma lista de servidores ligado a propaganda, e toda vez que o sistema encontra esse host no arquivo hosts ele vai obedecer esse arquivo, que está com um "falso endereço ip" que nada mais é do que o 127.0.0.1, ou seja, você mesmo. Como você não está hospedando a propaganda endereçada no site, ele da um erro, e por fim, a propaganda não é exibida. Parece complicado, mas na verdade a ideia é muito simples.

Esse sistema, assim como o ADBlock, trabalha com listas, pois de tempos em tempos esses servidores mudam, a diferença é que o ADBlock atualiza essas listas quase que diariamente. Então para que a brincadeira aconteça, você deve primeiro localizar o arquivo "hosts" no seu computador:

Windows 95 / 98 / ME = C:\Windows
Windows NT = C:\WinNT\hosts
Windows 2000 / XP / Vista / 7 / 8 / 10 = C:\Windows\system32\drivers\etc
FreeBSD / Linux / Mac OS X / Android = /etc/hosts

Agora baixe o arquivo hosts modificado nesse link:

https://mega.nz/#F!QM4lTabR!DHMFeMvymJBAXQlxPvmd0g

E substitua o arquivo hosts original, mas você pode querer guardar uma cópia, em caso de problemas. Para garantir, reinicie seu compuador. Agora para testar se deu certo, vá em executar e digite cmd, vai abrir o console do dos, digite:

ping doubleclick.net

Se você ver "Resposta de 127.0.0.1", é porque está funcionando. Isso porque o doubleclick.net é um servidor de propaganda, e assim como desejado, está com o endereço IP errado propositalmente.

Eu vou procurar atualizar sempre esse arquivo, mesmo que esse post esteja antigo, já que esse link é uma cópia de segurança minha em nuvem que eu compartilho com você.

Agora é só curtir sua internet limpa !

Atualização 10/03/2016
Hoje eu percebi que o youtube estava dando mensagens de erro ao carregar alguns vídeos, percebi que ao desativar o AdBlock Plus ele carregava normalmente, mas exibia a propaganda. Após atualizar o arquivo hosts, ele não exibiu mais a propaganda, mas acredito que o youtube está bloqueando os videos em resposta ao uso do Adblock Plus.