domingo, 15 de outubro de 2017

PowerBank Solar - Apenas mais um "óleo de cobra" chinesa ?



Hoje eu matei a curiosidade desta "maravilha" vinda da China. Afinal de contas, ele só recarrega pelo sol com o telefone conectado? Ele realmente recarrega a bateria somente deixando na luz solar? A resposta é mais simples do que parece, mais ou menos.

A primeira coisa que notei ao abri-lo (sem um parafuso ou cola, apenas encaixes) é que aparentemente a questão "resistente à água" é furado, aquela borracha lateral apenas engana, se essa coisa pegar uma chuva diretamente, ela vai encharcar por dentro, tenha isso em mente.

Mas indo direto ao ponto, depois de comprar, eu vi que ele já veio com 75% de carga, após testar no meu celular, pelo menos percebi que ele carrega bem usando a bateria interna, em 30 minutos meu celular passou de 80% para 100% de carga e o powerbank caiu 1 ponto, indicando aparentemente 50% de carga. Manhã seguinte, deixei ele das 7:00 da manhã até 12:00 e ele continuava mostrando 50% de carga! após várias opiniões contrárias na internet, resolvi abrir para ver qual é a real, e não foi muito animador.

Medi a bateria interna e estava medindo 3.7V, após colocar no sol medi novamente e continuava medindo 3.7V ! ou seja, não tem carga nenhuma empurrando ai, apesar de medir o painel solar e este estar medindo 2.6V, vi que a solda e os cabos eram qualidade "xing-ling" e resolvi trocar, e já subiu para 2.8V! mesmo assim não parecia estar fazendo diferença na bateria, por isso eu desconectei a bateria e percebi que os mesmos 2.8V vindos do painel solar estavam sendo enviados aos contatos da bateria, ou seja, aparentemente esse painel solar talvez se tiver um sol de rachar cana chegue a uns 3.0V , mas o grande problema é que eu deixei ele descarregar totalmente e a bateria ainda media 3.01V, ou seja, mesmo deixando o dia todo debaixo do sol, ele não foi capaz de recarregar nem 1% da bateria do meu celular.

O mais bizarro é que eu resolvi medir a resistência interna entre o painel solar e a bateria e estava dando uma impedância de 5kR! Ou seja, ainda que seja pouca energia, internamente no circuito a energia precisa passar por 5000 R para chegar na bateria, por isso que eu resolvi ligar a placa solar diretamente na bateria, e liguei em série um pequeno led que iria servir como diodo, para ver se passa corrente, o resultado foi bem óbvio, mesmo debaixo de um solão, um led simples nem sequer deu sinal de vida, pois a tensão contrária vindo da bateria é maior, mesmo ela estando em carga mínima.

O resultado final é SIM, o carregador portátil solar é mais uma merda xing-ling que promete fazer algo que não cumpre, mesmo tendo os componentes para isso, pois tecnicamente falando é pessimamente mal projetado, mas ainda assim pode ser usado como um carregador portátil comum se você resolver carrega-lo na tomada, mas não acredite que ele irá salvar sua vida, numa situação em que você só tenha o sol como fonte primária de energia.