quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Seu Android velhinho está lento? eu posso ter a resposta disso


Vamos ver se eu adivinho: Você tem seu smartphone Android a mais de 1 ano, e ele no começo até funcionava bem, mas apesar de todo cuidado, de um tempo pra cá ele se tornou horrívelmente lento, constantes travamentos, você reseta ele e logo ele volta a ficar lento e vêm a sua cabeça: "Preciso de um celular novo". Você sabe o que está acontecendo ai, isso se chama:

OBSOLÊNCIA PROGRAMADA!

Para o google, chegou a hora de você aposentar seu telefone e comprar outro "mais rápido". Mas como isso acontece? Aparentemente existe um artificio que torna seu celular cada vez mais lento, e um destes artifícios são as terríveis atualizações constantes. Sim ... updates updates updates updates updates updates, eles não param de chegar, e eu chego a me perguntar, isso tudo é realmente necessário? Eles dizem que é por questões de segurança, mas tem bug ai fazendo aniversário, servindo de exploit pra muito vírus manjado e eles não arrumam. Entenda que a Google não ta muto preocupada com você, ela ta preocupada em fazer os fabricantes venderem aparelho.

Tudo isso pode parecer conversa fiada sem solução, mas a verdade é que eu descobri uma forma de amenizar os efeitos da obsolência programada, e para isso, precisamos fazer com que o Google pare de monitorar o seu aparelho, congelando o Google Play Store e o App do Google. Para ter melhores resultados siga os passos a baixo:

1. Resete seu celular para as configurações de fábrica
2. Faça login e configure normalmente, deixe ele atualizar todos os apps
3. Se tiver root ou for rooteavel, integre as atualizações do sistema no sistema do Android, um aplicativo bom para fazer isso é o "Link2SD"
4. Agora vem a parte principal. Vá em configurar - Apps - Guia "Todos" - Procure por App do Google e clique nele, e logo em seguida clique em "Desativar", faça o mesmo com o "Google Play Store".



5. Verifique na guia "Desativados" que agora tanto o App do Google como o Google Play Store estão desativados.


A partir deste momento, logo após você reiniciar o dispositivo, seu aparelho não irá receber mais atualizações e esse é um dos motivos pelo qual ele se torna tão lento as vezes, além é claro do App do google entupir sua memoria RAM com lixo pra deixa-lo lento. Apesar dele ter sumido da sua lista de programas, você pode esporadicamente habilitar ele lá na guia "Desativados" para instalar novos apps ou dar uma atualizada geral nos programas, mas dai fica somente ao seu controle fazer isso.