segunda-feira, 29 de junho de 2015

Adaptação de LED da luz de Teto do Ford Ka

Eu  aderi totalmente à gradual e completa substituição de tudo que é respeito a iluminação por Leds. Sim, porquê não ? Com a popularização dos leds de potência, o preço vem caindo bastante, ultra duráveis (se bem instalados) e econômicos eu sinceramente não vejo motivos para não substituir gradualmente tudo por led. No meu carro que é um Ford Ka ano 2004, eu comecei pelos faróis que a cada 6 meses queimava 1, substitui o farol baixo e o pingo por led e além de uma luz mais branca eu não tive dor de cabeça atualmente, hoje mesmo vi que uma das lampadas de freio queimou, já vou encomendar a respectiva por led e assim por diante.

Esses dias atrás queimou a lampada do teto da cabine, e antes de comprar a respectiva lampada torpedo de led, eu removi a luminária da cabine para estudar a possibilidade de usar um led de 3W que eu já tinha guardado e percebi que era totalmente viável, a adaptação não estava difícil, pois pelo menos no meu caso, o refletor da luz é feito de uma chapa de metal, e ainda com um buraco no meio que serviria perfeitamente para fixar e dissipar o calor gerado pelo led, e o CI LM317 necessário para regular a tensão de 12-14V do carro (12V parado, 14 em movimento), para os 3.2 - 3.9V que o led necessita para funcionar. Na foto abaixo eu mostro como ficou a fixação do led:

Clique na foto para ver em tamanho grande

Como deu pra você ver, na parte central da chapa de metal eu adaptei 2 chapinhas de alumínio na parte de baixo e na parte de cima, pois essa outra chapa de metal é curvada, meio fina e mole. Repare que eu fixei a ligação do negativo no contato do soquete da lampada torpedo, infelizmente eu tive que usar um parafuso com porca para o isso, pois o metal do soquete não pega solda. Repare também que no parafuso que prende o led (com seu respectivo dissipador de calor) há um material isolante para que não haja contado elétrico no parafuso e consequentemente a chapa. Na foto abaixo eu mostro a fixação do CI LM317:


Mesmo esquema do led, há um material isolante tanto no parafuso como no CI, para que não haja contato elétrico na chapa. Minha preocupação de ter tensão na chapa é pelo fato de depois de instalado no carro, ele encoste em algum metal ligado à carcaça do carro, podendo provocar curto circuito. A ligação do positivo eu fixei diretamente no terminal da luminária. E lembre-se, o CI LM317 é um regulador de tensão variável, e necessita de resistores para configurar a tensão de saída. Nesse caso eu usei como R1 220R e R2 430R dando uma tensão de saída em torno de 3.7V. Utilizei o esquema abaixo como referência:


Eu não utilizei o capacitor C1, pois conforme a especificação do fabricante, ele só é recomendado caso o mesmo esteja a mais de 10cm de distância do led, e o C2 não usei pois achei desnecessário.

Finalizando, o resultado foi surpreendente ! Eu esqueci de tirar uma foto à noite (prometo alterar esse post assim que tirar uma), mas como um Led de 3W equivale a uma lampada incandescente de 40W (sendo que a original é incandescente de 10W), da pra perceber nitidamente que agora ilumina 4x mais que a lampada original, chega até a incomodar um pouco, mas como ela normalmente fica apagada e seu uso é apenas esporádico, eu fiquei muito satisfeito com a adaptação e recomendo para todos que tenham um ford ka, principalmente por que agora gastando 70% menos energia, podemos ficar com a lampada acesa mais tempo, sem medo de descarregar a bateria.