Olha só, o papai noel me trouxe uma surpresa esse natal ! Surpresa em todos os sentidos, esse dispositivo do tamanho de um pendrive superou expectativas.
Esqueça tudo que você já viu sobre dispositivos que vão direto no HDMI: Android TV, Raspeberry PI, Apple TV etc. O Chromecast supera todos, e isso por causa da ideia genial de ser simples. Simples até demais, ele não tem uma opção "desligar" e nem vem com manual, apenas com um guia rápido na caixa, apenas um botão e uma entrada de energia por um conector micro usb, compatível com qualquer carregador de celular comum, mesmo assim ele já acompanha um comprido cabo USB e uma fonte USB para tomada, para caso a sua TV não tenha uma porta USB e/ou sua tv não tenha porta HDMI versão 1.4, que nesse caso, bastava ligar ele na porta HDMI que ele já estaria alimentado. Ele também acompanha um extensor HDMI, caso fique apertado e ele não encaixe.
Botão de reset
O único botão presente nele é apenas de reset, sem outra utilidade. Se você segura-lo por aproximadamente 20 segundos enquanto ele estiver ligado, ele vai reiniciar com a configuração de fábrica, só útil em casos de pane e travamentos. Mesmo expondo que ele é passível de erros como qualquer dispositivo, achei legal deixar isso transparente, pois normalmente o processo de reset é "penoso", com aqueles furinhos só acessíveis com um arame fino pra acionar um botão interno, ou com procedimentos mirabolantes ou até mesmo só via porta usb por software. Qualquer problema é só segurar o botãozinho por 20 segundos, reconfigurar e pronto.
A configuração também é simples, mas pode confundir uma pessoa leiga com tecnologia pela falta de instruções "passo a passo". Ela é feita inicialmente pelo aplicativo Chromecast, que está disponível na loja do Google Play, certamente deve ter uma versão para IPhone na Apple Store. Quando você entra no aplicativo Chromecast ele já detecta o dispositivo que está próximo (plugado e funcionando na TV), mesmo que ele não esteja na rede ainda, aparentemente ele desconecta a rede wifi do celular e faz uma conexão direta no dispositivo que ainda não foi configurado, depois de configurar a rede e a senha do wifi no Chromecast ele volta a conectar na rede wifi e procura ele agora na sua LAN, a partir dai ele já está pronto para o uso, e não é mais necessário usar esse aplicativo, ou seja, qualquer celular que esteja na mesma rede do wifi vai enxergar o Chromecast. A única coisa que achei falha nesse processo é que ele só reconhece uma rede Wifi por vez, ou seja, se você levar ele na casa de um amigo, lá ele não vai reconhecer a rede wifi e você terá que configurar novamente, até ai normal, porém ao fazer isso, ele "perde" a configuração da sua casa, obrigado você a reconfigurar de novo ao voltar na sua casa. Ele devia ter um modo "hospede", onde a configuração não fosse definitiva, ou armazenar algumas redes wifi na sua memória, para quem o usa em vários lugares, com redes wifi diferentes.
Mesmo que seu problema seja uma rede Wifi, existe um acessório que o conecta via cabo Ethernet, repare na imagem acima, ele substitui a fonte original e fornece tanto energia como conectividade via cabo, caso não chegue sinal de Wifi no local onde está a TV. Nesse caso é necessário ativar o "Modo Visitante" no app do Chromecast, pois dai quem irá fornecer internet para o celular vai ser uma conexão Wifi gerado pelo próprio Chromecast, via cabo, porém o alcance é bem limitado.
Agora com ele configurado, basta usar um aplicativo que tenha suporte ao "Casting". Em seu lançamento apenas alguns aplicativos tinham suporte, porém depois que o Google liberou o seu SDK, uma grande gama de apps já são compatíveis, isso inclui: Netflix (o primeiro a ter suporte ao casting), YouTube, Vevo, Cracke etc. Mesmo assim, se seu Android for versão 4.4 ou superior, ainda tem a opção de espelhar a tela no Chromecast, essa opção é a "Transmitir Tela" dentro das configurações de Tela, porém nesse caso você pode ter alguns lags. Em todo caso é só procurar pelo ícone:
nos apps que dão suporte ao casting, que você terá o melhor desempenho. E estamos falando aqui, tendo uma internet boa, de pelo menos 10Mbps, de uma imagem em FullHD, sem lag algum. Nem mesmo espelhando a tela de um notebook via HDMI numa TV FullHD, eu vi desempenho de imagem e som tão perfeitos, você chega a esquecer que está assistindo usando uma internet. Eu já usei ele por diversos dias, principalmente com o Netflix (que eu total recomendo a assinatura, pelo custo / benefício), e sem mentiras, eu não vi sequer 1 lag em toda transmissão. A imagem começa em SD, porém depois de uma boa bufferização, ela segue até o fim em FullHD. Há rumores de que quem utiliza o streaming via Chromecast, acaba tendo um acesso "VIP", ou seja, tem prioridade na fila, e acaba tendo um acesso mais rápido e com imagem melhor do que usar um PC, mas isso são só boatos.
Falando em questão de apps legais para usar o casting, vou destacar aqui (além do Netflix), dois em particular para você que baixa os "piratão" do Piratebay, eles são o "LocalCast" e o "Videostream". Em primeiro o "LocalCast" é interessante,pois ele consegue fazer em casting de qualquer video na internet, basta ter o link, você pode fazer o cast de videos em sites por exemplo, basta entrar na opção "compartilhar esse video", e na lista de apps, escolher o LocalCast. Porém o que eu mais achei legal mesmo, é a opção de reproduzir filmes no cartão de memória do celular, em qualquer formato, e ainda com a opção de carregar uma legenda (baixada no opensubtitles por exemplo) e reproduzir no Chromecast perfeitamente. Isso muda totalmente o cenário de um simples "tocador de web", para um reprodutor multimedia FullHD wireless ao alcance de qualquer TV "velha" que tenha no mínimo HDMI. O outro app que fecha esse pacote é o "Videostream" que faz basicamente o mesmo, só que ao invés de ter o filme na memória do celular, ele está no HDD de algum PC ligado a rede, basta instalar uma extensão no Google Chrome e o deixar aberto (não necessita de mais nada além disso), e pelo seu celular você escolhe o filme que quer assistir e manda reproduzir no chromecast, sem nem mesmo estar perto do PC.
Então quando falam que o Chromecast transforma qualquer TV com HDMI em uma SmarthTV, não estão mentido. Até mesmo pelo fato de que mesmo necessitando de um celular como "controle remoto", ele de certa forma trabalha de forma independente. Eu percebi isso quando meu celular morreu por falta de bateria, e mesmo assim eu continuei assistindo o Netflix sem interrupção, episódio atras de episodio. Isso não só da liberdade, como também tira a preocupação de estar "torrando a bateria" enquanto se assiste algo. É claro que magica não existe, e se a origem do video é um filme, foto ou musica no seu celular, o mesmo não acontece. Acredito que ao fazer o casting, o app deve mandar um script com as instruções de reprodução e a segue até segunda ordem, trabalhando de forma independente.
Porém nem tudo são flores. é claro que ele tem problemas. Além do citado anteriormente, de ele não salvar mais de 1 rede wifi, o que eu achei mais chato é o seu controle de volume que é totalmente inutilizável. É possível sim controlar o volume pelo celular, mas isso é inviável, pelo simples fato de que quando você baixa o volume em um App, o volume fica baixo em outro, mesmo deixando nele, o no máximo. Por exemplo: Você reproduz um video do You tube e deixa o volume no mínimo, quando você mudar e reproduzir algo no Netflix, o volume ficará baixo, mesmo que no Netflix o volume esteja no máximo. A unica forma de voltar ao normal é, voltar no youtube, deixar o volume no máximo e novamente abrir o Netflix. Se você usa uma dezena de apps no chromecast, isso vai virar uma total bagunça, inviabilizando o controle pelo celular, tendo que estar com o controle da TV por perto, só pra ajustar o volume. Um bug grave que não sei porquê ainda não foi corrigido.
Outra mancada da Google, foi o lançamento do Chromecast 2, que de novidade não tem quase nada, só a aparência que agora é em forma de disco o conector HDMI é em forma de cabo, e é claro é mais caro. A ideia de dispensar o extensor para ter um pequeno cabo é valida, mas não me agrada ter um dispositivo "pendurado" na TV. A Google também promete maiores resoluções e conexão wifi dualband, mas pra que ? Ai que vem a velha pergunta, pra que ter uma conexão de 300Mbps, se sua internet só tem 10 ? Só pra inglês ver ? Ele promete também um carregamento mais rápido, porém na sua versão antiga um streaming do youtube por exemplo carrega em segundos, será que vale a pena tudo isso, pois o preço (alem de ser mais caro), de não poder mais ter a opção de alimentar ele pela própria USB da TV ? (ou no HDMI, se ele for versão 1.4), ou seja, o Chromecast 2 obrigatoriamente tem que ser alimentado na tomada, certamente ao uso de mais energia do que sua versão anterior. Se não bastasse isso, a Google teve a ideia de tornar qualquer aparelho de som, em um aparelho de som com wireless, é o chamado Chromecast Audio.
Praticamente idêntico ao Chromecast 2 (até no preço, mas ainda não tem no Brasil), até nos apps e configuração, porém só faz streaming de audio. Ai que tá: Por que não simplesmente colocar uma saída de áudio no Chromecast 2 ?? Dai sim ia ter vantagem, mas comprar um aparelho só pra reproduzir audio é totalmente ridículo.
Entre os prós e contras, ainda recomendo comprar o Chromecast, é um ótimo investimento, ainda mais agora com a nova versão, a versão antiga caiu o preço (e como eu já disse , faz a mesma coisa), e também com a sua popularização, já há uma enorme gama de apps compatíveis, vai fazer com que você esqueça a sua TV por assinatura de vez. Eu mesmo faz dias que não ligo o aparelho da NET, afinal de contas, se for pra assistir pela milésima vez um episódio de House, prefiro que seja em HD.