Se você como eu tem lá seus 30 e poucos anos, já vivenciou pelo menos 3 gerações de tecnologia. Algumas deixaram saudades, outras damos graças a Deus por não existirem mais. Por isso eu reuni aqui grandes tecnologias do qual sinto ou não saudades.
Disquetes
Saudade: NÃO
Ai está uma tecnologia que demorou pra ficar obsoleta. Até uns 10 anos atras esse era um dos principais meios de transportar arquivos, e nunca sabíamos se ele ia chegar ao seu destino. Não armazenada quase nada e quase não dava pra confiar nele e demorava uma vida pra copiar todo o seu conteúdo pro PC.
Videocassete
Saudade: MUITA
Ele não era Full HD, tinha que rebobinar, mas se você não sente falta de um videocassete ligado à sua TV, é porque certamente você não trabalha ou não estuda e/ou não tem uma namorada. Esse primo distante do disquete deixa saudades pelo simples fato de ser simples, ta passando um programa legal na TV e você precisa sair ou dormir, era só colocar uma fita VHS, apertar o rec e programar pra desligar daqui a 1 ou 2H, ou se a preguiça / pressa era muita, deixávamos ele gravar até a fita acabar. O mais legal era poder levar a fita para assistir em outro videocassete, na casa da namorada por exemplo. Tudo bem que hoje existem tecnologias para gravar em disco rígidos, mas quando você se depara com pouco espaço e é obrigado a apagar alguma coisa é que fica chato, com o videocassete era só ir no mercadinho da esquina e comprar mais uma fita. E esqueça levar aquele filme que passou na Tela Quente da Globo pra assistir na casa do seu amigo, todo sistema de gravação digital é criptografado para somente ser reproduzido no aparelho que o gravou.
Disco de Vinil
Saudade: NENHUMA
Eles são grandes, são pesados, fazem um monte de barulho e qualquer risco a musica ficava pulando em loop infinito. E sim, há que ainda ache que o som do disco de vinil é o incomparável. Meu amigo, volta a usar um 386 então ! Não há argumento técnico para dizer que o som de um vinil é melhor do que de um disco de CD, por exemplo. Qualquer partícula microscópica em suas trilhas resulta em estalos na música, cada lado tinha em média 30 minutos, e sim você tem que virar o disco pra continuar ouvindo-o, e a definição das músicas é baixíssima, em torno de 22khz, a metade de um CD que é de 44khz, ou seja, ouvir uma música em vinil é o equivalente a um MP3 gravado em baixa qualidade. Eu fielmente acredito que esse mito de que o som de um vinil é melhor, pelo simples fato de que essa mulecada de hoje em dia estar acostumado a ouvir musica em MP3 nesses aparelhos ching-ling, MP3 esse que foi porcamente codificado de uma outra codificação de outra codificação ... que as vezes ainda foi gravado num CD-R comprado de tubo na no cyber da esquina. Dai fica difícil !
MÁQUINA DE ESCREVER
Saudade: SIM !
Pense nesse cenário: Você precisa apenas escrever uma carta ou bilhete ou até mesmo uma receita de bolo. Você liga o PC ele já demora uns 5 minutos pra carregar, dai você vai, abre o editor de texto e ele te enche o saco com as atualizações, depois de brigar com o tamanho da fonte, tabulação, e tamanho da folha, percebe que já se foram mais de 20 minutos, enfim manda imprimir e ela depois de muito rosnar e remexer, começa a imprimir e você percebe que a impressão está saindo toda falhada, pois o cartucho de tinta secou ! E você tiver um formulário pronto, esquece ! pega uma caneta que é menos dor de cabeça.
Só nesse tempo, se tivesse usado uma máquina de escrever, já dava para ter escrito umas 5 páginas inteiras, errou ? sem problema, é só por o papelzinho corretor que ta tudo resolvido, errou tudo ? joga fora a folha e põe outra. Simples e funcional, a tecnologia de hoje está precisando disso.
FAX
Saudade: Sim ... não ... mais ou menos
Como eu disse anteriormente, precisamos de mais coisas simples e funcional. O fax é extremamente simples, precisa envia uma cópia do documento, era só colocar a folha nele, ligar para o destino com um fax apertar "Send" e já era, instantaneamente a cópia já ia sendo impressa do outro lado, agora funcional, bom mais ou menos. As quedas de conexão eram frequentes sem contar que a falta de tonalidades de cinza fazia algumas coisas ficarem ilegíveis ou borradas. Mesmo assim era mais fácil do que escanear, salvar, anexar no e-mail, enviar, para o outro lado abrir o email, abrir o documento e finalmente mandar imprimir se é que a impressora não esteja com o cartucho seco. O fax na verdade deveria ter evoluído, um scanner melhor e conectado à internet, mas parece que os fabricantes só estão preocupados em fazer smarth tv cheio de frescura e celulares idem.
Lampada Fluorescente
Saudade: Com certeza não vai deixar
Com o grande pretexto de serem mais econômicas, elas já estão com os dias contados, e vai tarde ! Elas são grandes, exigem reator, sua luz é feia, emite radiações nocivas, tem vida útil curta e existem dezenas de tipos de conectores diferentes. Não preciso dizer mais nada ! fora o fato de não poder ser dimerizável (poder baixar sua luminosidade) mas o mais chato com certeza era quando o reator queimava ... dai só chamando um eletricista pra resolver. Ainda bem que as lâmpadas de led vieram com tudo, são mais simples, esquentam menos, não usam reator (usam driver) e tem vida útil estimada em 10 anos, e gasta a metade da fluorescente, podem ser dimerizáveis, não emitem radiações nocivas como o ultravioleta etc.